O festival

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes é uma realização de natureza artística e cultural por meio da qual a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) investe na produção, formação e ocupação pública de bens culturais. Seu objetivo é estimular o debate e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade.

As ações acontecerão nos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, de 8 a 23 de julho de 2017. Vale destacar que neste ano o Festival completa 50 anos de atividades relevantes na área cultural brasileira.

O Festival pretende fomentar o contato entre a sociedade e grupos de um universo artístico-cultural mais amplo. A expectativa é repercutir temas, debates, abordagens, pesquisas e elaborações críticas contemporâneas. Busca ainda atuar em compasso com uma política extensionista de desenvolvimento social, vínculo que se revela na democratização de suas atividades e na inclusão de comunidades periféricas em seus processos de produção.


Por compreender a importância da valorização da cultura local, o evento vem com a proposta de homenagear o Zé Pereira do Club dos Lacaios, uma referência na história do carnaval brasileiro, que completa 150 anos de existência.

A edição de 2017 tem como principais objetivos a valorização das ocupações e apropriações dos territórios públicos, bem como da produção cultural nacional, regional e local, dando especial atenção a esta última.

HOMENAGEM - Por compreender a importância da valorização da cul- tura local, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2017 vem com a proposta de homenagear o Zé Pereira do Club dos Lacaios, que este ano completa 150 anos, a fim de manter viva a memória da construção cultural da cidade, além de valorizar a diversidade cultural e a nossa identidade.

Fundado em 1867, pelos funcionários do palácio dos governadores da antiga capital do Império, o Club dos Lacaios é formado por diretores, músicos e colaboradores que, durante todos esses anos, mantiveram o Zé Pereira nas ladeiras de Ouro Preto.

2017 Festival de inverno Ouro Preto e Mariana all rights reserved. festivaldeinverno.ufop.br