Este Festival

capa_1

Sobre o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade - 2022

 

Os "Encontros" são o tema do evento que vai acontecer de 1º a 17 de julho Há mais de cinco décadas os saberes e os fazeres da cultura brasileira e de diversas localidades do mundo são mobilizados anualmente para mostrar a sua potência, a sua alegria, as suas críticas e muito mais, no clima no Festival de Inverno. O evento que teve início em Ouro preto, logo se estendeu para Mariana e, posteriormente, para João Monlevade, além de ações semelhantes em outras localidades do país. Essa confluência multifacetada das diversas áreas da arte e de outras expressões culturais está prestes a acontecer de novo e com o mesmo compromisso social!

Na próxima sexta-feira (10), às 10h, a Universidade Federal de Ouro Preto, junto com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Prefeitura Municipal de Mariana e a Prefeitura Municipal de João Monlevade, lançam o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022. O tema escolhido é a simbologia do que propõe a própria ação, na busca da reunião, em poucos dias, de uma experiência única proporcionada pelas trocas, reflexões e aprendizados motivados pelos "Encontros".

Esses encontros que são uma característica de brasilidade, sempre atraíram referenciais de diversas partes do mundo para trocas em nossos, distritos, bairros praças, ruas, casarios, bares, restaurantes. Estes dois últimos, em especial, despertam novas sensações com o tempero da gastronomia mineira e o sabor de nossas bebidas. Depois de dois anos de grande isolamento, a vontade de voltar a participar das atividades coletivas ganha ares ainda mais intensos nos anseios de respirar a arte a cultura em sua melhor expressão. Tudo isso, com atenção ao cuidado individual, com a busca de amenização dos problemas causados durante a pandemia e com a valorização recorrente das manifestações culturais locais, volta a ser atração central no Festival de Inverno de 1º a 17 de julho deste ano.

A parceria da Universidade com as três prefeituras é o reconhecimento dessa união em nome de tornar possíveis momentos que vão muito além do entretenimento! São oportunidades de vivências que permitem que as pessoas possam traçar novas perspectivas e alimentar a esperança de que novos cenários são possíveis. É por isso que a arte traz em seu íntimo a resistência e irá persistir ao longo dos tempos! A arte e as demais ações culturais são capazes de nos deslocar e nos fazer avançar!