Ações culturais levam o Festival de Inverno para as comunidades

Julho 9, 2022

A programação do Caravana Festival apresenta projetos de extensão da UFOP que unem educação e cultura

Gabriela Dieguez

Com atividades em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, o Festival de Inverno retoma a participação ativa dos estudantes nas comunidades com a programação do Caravana Festival. O objetivo é apresentar os projetos desenvolvidos a fim de levar cultura e aprendizado como atividade integrada ao Ensino e à Pesquisa da UFOP. Um espaço de exercício da função social com grande relevância que é apresentado na programação da edição do Festival de Inverno 2022, que vai até o dia 17 de julho.

Entre as ações de caráter cultural e educativo permanente, são destaques as iniciativas em João Monlevade, como ‘Aerodance’ com alunos da Educação Física, coordenado pelo professor Albená Nunes da Silva. Da equipe da Nutrição, temos o ‘Rotulagem de Alimentos: O que os consumidores precisam saber?’, iniciativa coordenada pela professora Camila Carvalho e o projeto ‘Atenção Nutricional na síndrome metabólica – Nutrisim’. com coordenação de Julia Cardoso.

Já na cidade de Ouro Preto, os destaques são: O Levante dos Banidos – Clube de Leitura - que realiza um debate sobre o livro "Capitães de Areia" (Jorge Amado), coordenado por Larissa Ceres. O projeto: Caminhada "Afro Patrimônio e a presença negra na Ouro Preto Oitocentista", coordenado por Janete Flor de Maio que apresenta um mapa cultural da cidade a partir da importância do patrimônio e contribuição afro na sociedade ouro-pretana. Também entra na programação a ‘Roteirização de Trilhas de Mountain Bike no entorno de Ouro Preto – MG: Conhecimentos Geológicos em Prol da Segurança e Conservação’ passeio coletivo e rico em conhecimento, coordenado pelo professor Cláudio Eduardo Lana.

E Mariana, o Caravana Festival leva para a comunidade de Furquim o programa AMBAR, coordenado pela professora Cláudia Carneiro, uma roda de conversa sobre a saúde da mulher, da população LGBTQIA+, e vai discutir as formas de ativação econômica da população, com a aula Confecção de mandalas.

O ‘Aulão de Economia' é ministrado pelo técnico Marco Antônio, que vai ensinar economia de forma simplificada, dando apoio ao controle pessoal e as precificação para associações. Completando a programação de Furquim, o professor e coordenador do projeto, Bernardo Amorim, leva o projeto ‘Contar histórias: conhecendo Paulina Chiziane’, com contação de histórias e material audiovisual.

Hugo Guarilha, coordenador de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOP, destaca o grande movimento cultural que é levado para as comunidades pela programação do evento.  "O Caravana Festival é uma forma que encontramos na Proex de repercutir as ações realizadas pelos estudantes da UFOP nas comunidades. Aproveitamos o ensejo do Festival de Inverno para discutir a cultura de um modo mais amplo e de leva,r para além das comunidades que já têm contato com os alunos durante o ano letivo, os processos culturais repercutidos nos projetos, expandindo o processo educacional desenvolvido dentro da universidade”.

Para não perder nenhuma programação, acompanhe pelo site Festival de Inverno os dias, horários e cidades que o Caravana Festival vai estar presente até 17 de julho de 2022.

Certificado

O público que participar das ações:  Levante dos Banidos e Cultura Fotográfica,  deve realizar a inscrição prévia pelo formulário disponível. A presença da direito ao certificado.

Certificado

O público que participar das ações: Levante dos Banidos e Cultura Fotográfica, deve realizar a inscrição prévia pelo formulário disponível. A presença da direito ao certificado.

Cultura Fotográfica: https://forms.gle/aixShC2Y5iQ72VGd6

Levante dos Banidos: https://forms.gle/cKdZvFsvHFJTC6T47