Cinema francês é atração do Festival de Inverno com o Festival Varilux de Cinema Francês

Julho 9, 2022

Marcelo Gonçalves

Poderia ser uma segunda-feira como outra qualquer, mas havia um movimento diferente no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. É o Festival Varilux de Cinema Francês, que traz para a cidade uma diversidade de filmes e que integra o evento principal em parceria com a Aliança Francesa.

Segundo os curadores da mostra, na edição de 2022, os filmes estão menos leves do que o habitual, pois trazem temas como guerras, pandemia, migrações, ascensão de extremos e ameaças ambientais -  quase tudo o que estamos vivendo em nosso dia a dia. Contudo, os filmes ainda se tornam mais relevantes e inspiradores para o nosso cotidiano.

Guilherme Reis participou de uma das sessões do Festival Varilux. Ao chegar na portaria do Cinema Vila Rica (funcionando no Anexo do Museu), parou para ler as sinopses de todos os filmes que estão sendo mostrados durante os dias do Festival. O estudante do curso de medicina da UFOP e morador natural de Mariana, fala com entusiasmo sobre a mostra. Ele nos conta que ama essa iniciativa de promoção cultural na cidade. Para ele. “é ótimo que a gente tenha uma oferta tão vasta de um consumo artístico e de forma gratuita”. Guilherme ainda fala que pretende assistir todos os filmes até o final do Festival.

Carmem Moreira de Magalhães, professora de artes aposentada e moradora do bairro Rosário em Ouro Preto, também era uma das pessoas que estavam lá para assistir não somente o primeiro filme, mas os dois que estavam em exibição no dia. De acordo com a professora, ter esse festival em exibição e de forma gratuita na cidade é um privilégio para os ouro-pretanos, pois é algo de nível internacional e que não está ao alcance de muitas pessoas.

E você, já está por dentro de toda programação do Festival Varilux de Cinema Francês? Veja os dias e horários abaixo e escolha o filme de sua preferência.

11/07/2022 - SEGUNDA-FEIRA
18:10 -SENTINELA DO SUL