Festival de Inverno recebe “Os Dois fiéis Tabeliães” da Academia dell´Arte

Julho 16, 2022

Luciano Lobo

 

imagem

O Festival de Inverno contou com o espetáculo cênico "Os Dois fiéis Tabeliães”, realizado pela Academia dell´Arte em Ouro Preto e João Monlevade. A apresentação fala da confusão entre dois casais de jovens: Isabella e Horácio e Flamínia e Flávio. 

Quando é noite, as jovens planejam se encontrarem com seus parceiros, mas não contavam que a escuridão noturna iria armar uma grande confusão e ambas iriam confundir seus parceiros com outros homens. Como consequência, Flamínia é obrigada a casar com Dottore, e Isabella corre riscos de seu pai descobrir suas armações para encontrar o amado na calada da noite. Para ajudá-las, Pulcinella arma um grande plano e engana todos os personagens desta comédia.

A Academia dell´Arte é um projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas (Deart), do Instituto de Filosofia Artes e Cultura (Ifac) da UFOP. Desde 2015, a iniciativa tem a interface com a pesquisa da linguagem da máscara teatral e a Commedia dell´Arte, um tipo de teatro medieval cômico e popular.

As apresentações da Commedia dell´Arte são realizadas nas ruas e praças públicas. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Ao chegarem a cada cidade, pediam permissão para se apresentarem nas suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. Os atores seguiam apenas um roteiro simplificado e tinham total liberdade para improvisar e interagir com o público.

Frederick Hunzicker, coordenador do projeto e diretor do espetáculo, é formado em Artes Cênicas pela Unicamp e possui um estágio doutoral na Itália com pesquisa sobre a Commedia dell´Arte com a orientação de Marco de Marinis. Segundo Frederick, quatro espetáculos já foram feitos e o mais recente foi criado especialmente para estrear no Festival de Inverno 2022.

imagem