TERREIROS NÔMADES: Macamba faz Mandinga – Saberes Afrodiaspóricas nas Corporeidades da Cena

Resumo:  TERREIROS NÔMADES: Macamba faz Mandinga – Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena é um ato, uma travessia nas epistemologias, práticas e saberes das culturas africanas, afrodiaspóricas, afro-originárias e originárias que,  entre outros aspectos, visa trazer para o espaço cênico a pluriversalidade do corpo negro nas linguagens artísticas.

Data: 11, 12, 13 de julho
Horário: 09-13hrs 
Quantidade de Participantes: 15 participantes
Classificação Indicativa:
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP (Sala 08) - Rua Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328, Ouro Preto - MG, 35400-000

Proponente: A N’KINPA – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas 
Oficineiras: Joice Jane Teixeira e Suelen Ribeiro

Resumo dos Currículos: 

Joice Jane Teixeira: Artista Educadora, Cantora, Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo – EAD/ECA/USP e pela Faculdade Paulista de Artes. Desenvolve pesquisas das linguagens e performáticas afrodiaspóricas desde 2000. Atuou como artista educadora no Programa de Iniciação Artística nas edições de 2018 e 2019 e como Articuladora de Processos Artísticos Pedagógicos na edição de 2021. É co-fundadora e coordena a coletiva N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas e articula várias ações contracoloniais em espaços culturais e educativos. Fez diversos cursos de formações culturais afro diaspóricas no Brasil com professores e pesquisadores como Salloma Salomão e Rafael Galante.

Suelen Ribeiro: Atriz formada em 2011 na Universidade São Judas Tadeu. Cocriadora, performer e artista educadora na A N'Kinpa- Núcelo de Culturas Negras e Periféricas, também atua nos grupos Sabiagem e As Doloridas, nos quais produz, escreve e dirige peças de teatro, contações de histórias e oficinas para crianças. Em 2020 foi coordenadora artístico pedagógica do PIÁ- Programa de Iniciação Artística, no qual já trabalhou em outras edições como artistaeducadora e articuladora regional. Interpretou Clara Nunes no musical "É samba na veia, é Candeia!" no Teatro Oficina em 2018 e 2019. Entre suas formações complementares estão o estágio com o ator, diretor e Djeli Hassane Kouyaté; palhaçaria com Avner Eisenberg; Carimbó ao ver e ouvir os Mestres Ticó e Dico Boi da Irmandade de São Benedito em Santarém Novo; e cursos sobre formações culturais.

Para se inscrever, clique aqui.