E se...

 

O Festival de Inverno de Ouro Preto passou por diversas fases. Foi produzido por instituições como UFMG, Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e Prefeitura de Ouro Preto, e a partir de 2004, a responsabilidade por sua realização foi assumida pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que ampliou a abrangência do evento de modo a abarcar Mariana e João Monlevade, cidades onde a UFOP mantém campi.

O Festival tem um histórico de promoção de grandes espetáculos. Encontros musicais, cênicos, literários e patrimoniais, que ajudaram a catalisar energias criativas de pessoas que marcaram posições no cenário artístico nacional e internacional.

Entre todos os momentos vividos durante as diversas edições, agora é tempo de transformação. Este ano, o Festival traz a provocação “E se”. Um movimento de reconhecer as possibilidades. O que poderia ter sido? O que ainda pode ser alterado? O que temos para vivenciar? Um talvez que nos mobiliza para a vivência de momentos transformadores. Uma quebra das formas de pensar e de produzir a partir de outras perspectivas e estéticas, movimento recorrente das manifestações artísticas.

A programação do nosso evento conta com várias atrações para compor o quadro de apresentações artísticas, exposições e ações formativas. Destacamos a Semana Afrofeminista, o Sarau do Hip Hop e os Coletivos Culturais.

O Festival de Inverno UFOP 2023 é para todas, todos e todes! Uma experiência única, que democratiza o acesso à arte, forma públicos e abre espaço para possibilidades, questionamentos e reflexões.

Entre 15 e 30 de julho temos um encontro. E que a arte venha para nos aquecer!

Veja a vinheta produzida pela TV UFOP: