Transbordamentos
"Transbordamentos" é o tema do Festival de Inverno UFOP 2024, que foi redesenhado com o retorno do Calendário da PROEX/UFOP, após a interrupção diante da greve dos servidores. Esta palavra nos convida a refletir sobre os múltiplos transbordamentos que atravessam e constituem a nossa existência. É o transbordar da natureza, da nossa própria essência e das infinitas possibilidades de ser, estar e conceber o mundo e nossas relações uns com os outros. O que transborda transcende fronteiras, rompe limites, escapa ao completo entendimento.
Transbordar é verbo que desafia fronteiras, rompe barreiras, se liberta dos moldes que o tempo tenta impor. É a metáfora do movimento, dos fluxos da vida, convidando-nos a considerar as possibilidades de contribuir com os movimentos sociais e culturais. Fala do deixar a borda, do tecer juntos, do coexistir, do bordar, do avesso, do processo em detrimento do produto.
O tema “Transbordamentos” é, enfim, uma provocação que se coloca como uma potência poética filosófica que nos convida a refletir sobre a complexidade da vida, para pensarmos em relações cada vez mais dialógicas e em movências constantes, explorando nossos movimentos entrelaçados em fios de vivência e história.
Sigamos firmes acreditando na potência das parcerias e dos esforços coletivos!