O AMEOPOEMA é um coletivo formado na união de poetas de rua. A ideia do grupo surgiu no ano de 2009 na capital do Rio de Janeiro, e nasceu organicamente em torno de um fanzine homônimo que circulava de mão em mão e via correios.
O AMEOPOEMA atua de forma colaborativa em várias frentes como, literatura, cinema, rock ‘n roll, publicações independentes, oficinas libertárias, eventos culturais. Dentre as movimentações culturais do grupo, destacamos o Sarau AMEOPOEMA, que proporciona aos artistas espaço para suas apresentações e venda de material independente.
Deste 2009 o coletivo já publicou inúmeros poetas, que nem sempre tem a chance de se publicarem. Criaram uma revista de poesia (Suplemento Acre) colaborativa que está em sua 28 edição, e o fanzine impresso AMEOPOEMA que está em sua 102ª edição. Em 2020 o coletivo virou projeto de extensão da UFOP, desta forma, consegue ampliar as oficinas de poesia e fanzines para crianças de escolas municipais e estaduais da região.
O AMEOPOEMA espera que o Festival de Inverno da UFOP seja um evento colaborativo, que seja um espaço aberto para diálogos sobre formas e ações de se levar arte e cultura para partes que ficam de fora das ações governamentais de acesso.
Redes Sociais: @coletivoameopoema
Veja episódio produzido pela TV UFOP: