A Harmonia é a Mãe da Música: Acordes, Cifragem, Linguagem e Criatividade na Música de Hermeto Pascoal

 

Oficina Prática/Teórica - Uma Visão Panorâmica do Legado Criativo de Hermeto Pascoal Prof. Felipe José Abreu – Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Destinado a músicos profissionais e amadores, e também a estudantes, a oficina pretende oferecer uma experiência introdutória ao universo musical de Hermeto Pascoal, com toda a sua diversidade e complexidade.

Seguindo os princípios que norteiam a prática de Hermeto Pascoal há mais de 50 anos, colocando em primeiro lugar a relação direta com o som, começaremos com exemplos de temas selecionados e excertos que melhor ilustram o seu vasto léxico musical. Alguns dos exemplos poderão ser interpretados pelo grupo participante. Após esse primeiro momento, apresentaremos os principais conceitos que orientam a visão múltipla e plural da música de Hermeto. Serão abordados os principais gêneros que formam a base estrutural de sua música, como forró, baião, frevo, maracatu, banda-de-pife, samba, bossa-nova e também jazz.

Será apresentado seu conceito 'triádico' entre harmonia/ritmo/melodia, assim como o 'som da aura', um tipo de 'escuta' que reconhece 'música' na fala humana, assim como na dos animais. Abordaremos aspectos fundamentais de seu rico vocabulário, com ênfase nos acordes que utiliza, suas singularidades e também na cifragem que desenvolveu para escrever esses acordes, que chamamos de Cifragem das Mãos. Além da singularidade de seu vocabulário harmônico, também refletiremos sobre as noções de poli/multigênero, polirritmia e poli-harmonia. Basicamente, a oficina visa trazer reflexões teóricas a partir da prática de exemplos de seu vasto repertório musical.

17 a 20/07 das 17h às 21h

21/07 das 15h às 21h

 

Data do evento

Categoria

Oficina/Vivência

Local

Departamento de Música (Campus Morro do Cruzeiro)

Cidade

Ouro Preto