Carta aberta

E se... O que poderia ter sido? O que ainda pode ser alterado? Mais que dúvidas, a hipótese de algo acontecer é o incentivo que nos possibilita buscar outros cenários. No espaço entre passado, presente e futuro estão as possibilidades, que nos convidam a realizar o Festival de Inverno UFOP 2023.

Este ano, redesenhamos o modelo do Festival de Inverno. A proposta está de acordo com o Plano de Cultura da UFOP, aprovado em 2022. O documento contêm diretrizes para o fortalecimento do campo da cultura da UFOP. Diante de um contexto orçamentário crítico nos últimos seis anos para as universidades e do desmonte das políticas e instituições públicas de fomento da cultura no país, esse é um ato de resistência.

A maioria das propostas submetidas são de ações e atividades que valorizam os coletivos culturais e tratam das temáticas de diversidade, como gênero, LGBTQIAPN+, povos originários, quilombolas e movimentos relevantes ligados às pautas feministas, antirracistas e anticapacitistas, ou seja, pautas urgentes e necessárias à formação cidadã e à educação para a diversidade.

Diante das possibilidades que propomos com o tema “E se”, esperamos que num futuro promissor para o evento, tenhamos condições de financiamento que permitam ampliação da abrangência da produção e da programação. Além disso, como tradicionalmente se constituiu, o evento está aberto à apropriação dos artistas.

Para evidenciar nosso compromisso com o fortalecimento do campo cultural e artístico nos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, publicamos uma carta à comunidade, explicando a nova proposta do evento.

Leia a carta na íntegra