Coletivo Mambembe lança audiotour teatral que possibilita vivência imersiva pelas ruas de Ouro Preto

Com o título "As cidades e o acaso", o audiotour integra o projeto de extensão “Mambembe 20 anos: música e teatro nas ruas de Ouro Preto” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A proposta do grupo com este trabalho é possibilitar uma vivência imersiva e interativa com o espaço urbano a partir de uma visita guiada (remotamente) por certos monumentos (visíveis e invisíveis) da cidade de Ouro Preto. Trata-se de uma experiência sonora e sensorial permeada por diversos temas, como a festa, o tempo e a morte, que pretendem ativar a percepção das relações afetivas com a memória ou com a descoberta dos pontos simbólicos da arquitetura e da cultura local. Esta criação é inspirada na obra “As Cidades Invisíveis'', de Italo Calvino.

As cidades e o acaso

Para uma melhor experiência, o Coletivo explica algumas orientações importantes:

- O trajeto deve ser iniciado na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Você pode conferir a localização no mapa.

- A igreja abre de quarta a segunda-feira, de 9h às 11h e de 13h às 17h e no domingo de 10h às 15h. Você deve escolher um horário em que a igreja estará aberta para realizar o trajeto, portanto, ele deve ser feito durante o dia.

- É importante que você tenha internet no seu dispositivo (celular, tablet) ou baixe o arquivo do audiotour para que ele esteja disponível para você durante todo o trajeto. É fundamental o uso de fones de ouvido.

O coletivo Mambembe também disponibilizou o áudio e o mapa. Clique abaixo:

1. Link para o arquivo de áudio do audiotur:

2. Link para acesso ao mapa que indica a rota do audiotur

Ficha Técnica do audiotour:

Este audiotour foi realizado pelo Grupo Mambembe de Teatro de Rua com o apoio da Coordenadoria de Cultura da PROEX - Universidade Federal de Ouro Preto.

Concepção geral: Letícia Schinello, João Bertolai, Marcos Matturro, Paulo Maffei e Raquel Castro, Filipe Conde Mascaro, Marina João Cangussu.

Montagem dramatúrgica: Marina João Cangussu e Filipe Conde Mascaro.

Experimentação dramatúrgica: Brian Lobato, Filipe Conde Mascaro, Kaio Sarria Serafim, Marina João Cangussu, Renata Caroline Paraguassu.

Composições originais, montagem e edição: Marcos Matturro.

Composição original (tema de violoncelo): João Motta.

Música incidental: Bloco Zé Pereira dos Lacaios.

Pesquisas e entrevistas: André Deodato, Brian Lobato, Pedro Gaban, Letícia Schinello, João Bertolai, Jessica dos Santos Lima Pereira, Maria Clara Passos da Silva Lloyd Reis, Mayne Pastore Filgueiras, Kaio Sarria Serafim, Renata Caroline Paraguassu, Marina João Cangussu, Filipe Conde Mascaro, Washington Piu.

Voz guia: Filipe Conde Mascaro.

Voz coro: Marina João Cangussu, Brian Lobato, Mel Fonseca.

Vozes das entrevistas: Victor Mourão, Thelly, Nida e Kedson.

Voz de abertura e créditos finais: Renata Caroline Paraguassu.

Coordenação do projeto Mambembe: Raquel Castro de Souza e Marcos Matturro Foschiera.