A dramaturgia de Patrick Campbell

O artista, professor sênior de drama e performance contemporânea e mestre em artes cênicas, Patrick Campbell, encerrou hoje sua passagem pelo Festival de Inverno UFOP 2023.

No primeiro dia (18/07) ele coordenou o workshop de treinamento em práticas de teatro de laboratório ‘‘Treinamento C.O.R.E’’, no qual os participantes aprenderam a desenvolver um alfabeto pessoal, que envolvia exercícios simples num treino coerente para descobrir seu bios cênico (a vida do ator em cena) para os iniciantes e para atores mais experientes, a desafiar clichês próprios e a forma de atuar. 

No segunda dia de atuação de Patrick (19), foi realizada a Oficina de Estratos Vocais, que explorou o alcance e a expressividade da voz baseado na tradição de Alfred Wolfsohn e Roy Hart. O primeiro foi professor de canto e seus estudos foram exemplares para evidenciar a importância do desbloqueio emocional no acesso para novos territórios para a voz. Hart foi aluno de Wolfsohn, e dava aulas de teatro. Após a morte de seu professor, ele assume suas pesquisas e aborda o potencial vocal para realização de performances teatrais. Assim, a oficina apresentou uma variedade de exploração vocal e formas criativas de trabalhar corpo e voz.

No encerramento de suas atividades no festival, Patrick Campbell, orquestrou sua palestra performática: A Dramaturgia Afetiva da Voz. Nessa exposição, ele começou contando sobre sua trajetória, os professores e parceiros de trabalho com quem se desenvolveu (profissional e pessoalmente). Mostrou de forma afetiva suas ancestralidades e como elas fazem parte de seu trabalho. Fez interpretação da música ‘Paloma Negra’ que ligava corpo e voz. Por fim, o artista apresentou um trecho de sua obra ‘Black Rivers’ que mistura teatro, música e contação de histórias relacionadas à sua família. Assim, Patrick agradeceu a presença de todos participantes e ressaltou que espera voltar em breve com novos projetos.

Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza
Fotos: Ludmila Souza

Texto: Yan Ribeiro