Espetáculo: Yoshi - imagens laceradas

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu o espetáculo "Yoshi - imagens laceradas". Em meio a performance e movimento, registramos a apresentação.

Yoshi é o informe; é a dimensão da vida que está em tudo e que torna possível ao xamã metamorfosear-se e transitar entre as formas de todos os seres. A construção dramatúrgica do espetáculo "Yoshi - imagens laceradas" nasceu de um procedimento de laceração das imagens de animais deformados e empalhados, criadas pelo artista Caio Mateus. Em um movimento do olhar, ele buscou em seus escombros fragmentos que nos remetessem - por repercussões metafóricas visuais - à "dimensão rítmica da forma": aquilo que Georges Bataille nomeava como "informe".

Em uma inquietação decolonial, o grupo Anticorpos se deparou com o conceito de Yoshi, do povo amazônico Yaminawa, após este encontro começou a construir - poética e ereticamente - aproximações ou equivalências entre esse conceitos.

"É assim que ousamos "falar com" (e não "falar por") os povos ameríndios, acreditando que suas imagens e seus pensamentos se aproximam radicalmente de nosso compromisso na desconstrução da figura humana como epicentro da vida." ressalta o artista.

Yoshi transforma-se assim em nosso espetáculo, poeticamente movediço mas politicamente compromissado para que "o céu não caia".

Elenco:

Dança: Diego Bernardo Coelho, Marina Freire Brandt, Maria Luisa Mesquita Mendanha, Marina Cangussu Souto e Thayna Pereira Lobo.

Música: Arnold Gules Airala

Materialidades Cênicas e Assistência de Direção: Belize Mello Neves

Direção e Luz: Éden Peretta

Yoshi
Fotos: Gustavo Maia
Yoshi
Fotos: Gustavo Maia
Yoshi
Fotos: Gustavo Maia

Texto: Jeane Polva