João Dumans ministra oficina "A criação da cena no cinema"

Começa hoje (19), o conjunto de oficinas ministradas pelo pesquisador e cineasta João Dumans. Com realização nos dias 19, 20 e 21 de julho, as oficinas irão acontecer no Estúdio de TV do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na cidade de Mariana, as 14h.

A oficina pretende apresentar aos alunos e alunas algumas ferramentas básicas de construção da cena no cinema ficcional, introduzindo conceitos como decupagem, encenação e direção de atores. Ao longo dos três dias, os participantes serão convidados a ocuparem diferentes funções de uma equipe técnica, acompanhando a construção coletiva de uma cena ou do fragmento de um filme. A oficina é voltada especialmente para artistas, pesquisadores e estudantes de teatro, artes visuais, música e literatura.

João Dumans é pesquisador e realizador de cinema. Dirigiu os filmes “As Linhas da minha mão” (2023), escolhido Melhor Filme na 26ª Mostra de Tiradentes, e “Arábia” (2017), co-dirigido com Affonso Uchoa, ganhador do prêmio de Melhor Filme no 50º Festival de Brasília. Trabalhou como assistente de direção, roteirista e montador em filmes como “Os Residentes”, “A Vizinhança do Tigre”, “A Cidade onde Envelheço”, “Os Sonâmbulos” e “Sete Anos em Maio”. Foi programador do Cine Humberto Mauro, em BH, e professor de Cinema e Audiovisual da UNA.

A inscrição é gratuita. Acesso aqui o link.

E se

Texto: Jeane Polva