Mostra Coletiva de Artes Manuais integra programação do Festival de Inverno UFOP 2023

A Mostra Coletiva de Artes Manuais será recebida pelo Museu Casa dos Contos de 08 à 30 de julho 2023. Com o objetivo de expor a arte produzida pelas mãos de algumas artesãs-artistas da cidade, o grupo de mulheres se reuniu para apresentar os seus trabalhos através da mostra coletiva, onde forma e cor é o conceito e base do desenvolvimento dessas expressões artísticas. Que sensações as cores e as formas despertam em nós? Como as cores e formas influenciam o nosso dia a dia? Percebemos a arte nesse cotidiano? 

Para a ceramista Julia Fernandes, a Mostra é um convite ao olhar, valendo-se das “manifestações das cores e formas em objetos artesanais que são parte da identidade cultural brasileira, que preserva e difunde o potencial das expressões da arte e das tradições culturais únicas da terra.”

As produções desenvolvidas por artistas locais utilizam diversas linguagens artísticas destacando a harmonia das formas e cores em composições que ressignificam corpos e espaços. Cada artista produz com o uso de materiais e técnicas diversas: joalheria artesanal, macramê, cerâmica artesanal e costura criativa são alguns dos trabalhos manuais que integram a exposição.

O artesanato tem papel importante na promoção da inclusão social e na geração de oportunidades para grupos diversos, como por exemplo, as mulheres artesãs e artistas. “A ocupação de nossa mostra no Museu poderá operar tanto como expressão artística e estética de valor universal, quanto como valorização da produção manual dessas mulheres que encontram neste processo maneiras profundas de desenvolver autonomia na sociedade.” ressalta Julia, que terá trabalhos exibidos no local.

As artesãs pretendem contribuir com o Festival de Inverno UFOP 2023, para que durante esse mês, o Museu Casa dos Contos seja o ambiente artístico-cultural da cidade, oferecendo ao público visitante olhares, cores, formas e vivências locais, construídas por pessoas que compõem suas artes mergulhadas nas experiências que a Ouro Preto contemporânea oferece.

Texto: Jeane Polva