Associação Monlevadense de Afrodescendentes - AMAD

A Associação Monlevadense de Afrodescendentes (AMAD) é uma organização social que possui o objetivo de promover o empoderamento das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, da população negra e periférica, na cidade de João Monlevade. As atividades iniciaram em 2017, a partir da mobilização de um grupo de mulheres que compartilhavam sonhos, mas, também, dificuldades nas suas trajetórias individuais. Elas decidiram unir as forças para poder contribuir na transformação da realidade que elas enfrentavam. 

A associação atua na área da cultura, assistência social, educação, saúde e esporte, por meio de ações que visam o combate à discriminação racial, a defesa da igualdade social, a valorização dos direitos humanos, o desenvolvimento social e cultural e o fomento à participação de pessoas negras no contexto sociopolítico de João Monlevade e região. Dentre as ações já realizadas, pode-se citar: o projeto do coral, intervenções cênicas (Falas Negras, Vozes Femininas), apresentações culturais (performance Mãe Preta, contação de histórias e brincadeiras para falar com crianças sobre raça), encontros de mulheres, promoção do dia da rainha, promoção de acompanhamento psicológico às mulheres, projeto de música, seminários, workshops, rodas de conversa com temas diversos.

Atualmente a associação desenvolve as seguintes ações/projeto: grupo de dança com mulheres no bairro Santa Cruz, grupo de estudos das relações étnico raciais e gincana de mobilização de mulheres. Além disso, um projeto no âmbito da saúde, Práticas Integrativas e Complementares (PICs), vem sendo construído junto da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de João Monlevade.

 

Siga a AMAD no Facebook