Casa Ginga do Congo e Grupo Iuna

A Casa Ginga do Congo é um espaço sociocultural em Ouro Preto que atua articulada ao Grupo Iuna de Capoeira Angola (Belo Horizonte) para a realização de estudos e práticas relacionadas aos saberes e fundamentos da Capoeira Angola. A casa  funciona de portas abertas à comunidade, com aulas, treinos, oficinas e demais atividades abertas, voltadas aos ensinamentos da Capoeira Angola, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde - GLTA, no Centro de Ouro Preto-MG.

O Grupo Iuna de Capoeira Angola foi criado em 1983, sendo o primeiro grupo de capoeira Angola registrado em Belo Horizonte. Ele tem a finalidade de promover e valorizar a capoeira Angola como bem cultural. Coordenado por Mestre Primo e organizado por jovens negros e pardos, moradores da comunidade do bairro Saudade/BH, o grupo é hoje um Ponto de Cultura e oferece em sua sede oficinas gratuitas de capoeira para crianças, adolescentes e jovens. Na sede do Iuna em BH, além da capoeira são oferecidos cursos de flauta, de inglês, reforço escolar (matemática, português e redação) e encontros com jovens e familiares para estudos nos campos da ética e da política.

Casa Ginga do Congo e Grupo Iuna de Capoeira Angola trabalham em conjunto para fortalecer as relações com as comunidades onde está presente, estimular jovens e adultos a desenvolver conhecimentos nos campos da capoeira Angola e dos estudos escolares, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade. 

 

Siga a Casa Ginga do Congo no Instagram @gingadocongo e no Facebook: @casagingadocongo

Siga o Grupo IUNA de Capoeira de Angola no Instragram: @grupoiuna