O projeto "Ritmo, Poesia e Emancipação" é vinculado ao Futuro Presente – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Práxis e Formação Social Brasileira e é coordenado pelo Prof. Davi Machado Perez, objetivando fomentar e divulgar o Rap e Hip-Hop da região do quadrilátero ferrífero e região metropolitana de Belo Horizonte, trazendo à tona e intercambiando com os protagonistas desta vertente cultural o debate de temáticas como: questão racial, questão social, formação social brasileira, estética, arte e emancipação.
A iniciativa teve início em março de 2023 com a realização, no Auditório do ICSA/UFOP, do I Seminário Ritmo, Poesia e Emancipação, espaço que englobou apresentação de slam, mesa de debates (com a participação do Prof. Marlon Garcia, do Movimento Negro de Mariana, da assistente social Lara Fidelis e do Coletivo de Hip-Hop "Movimento TT1"), exposição de Grafite e apresentação musical. O evento contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre estudantes, professores, assistentes sociais, membros da cultura Hip-Hop e comunidade externa.
A partir desse acúmulo, foi realizado exitosamente o II Seminário Ritmo, Poesia e Emancipação em outubro de 2023 no Auditório G20 do ICHS/UFOP, registrado como Ação Cultural em edital da Coordenadoria de Cultura da PROEX. O II Seminário contou com mesa de debate entre Dani Maju e Caio Kinte (Ambos rappers e estudantes da UFOP) e com Rud do grupo de Rap "Sem Meia Verdade" de Belo Horizonte, além de exposição de Grafite e apresentações musicais de Maju, Kinte e Sem Meia Verdade. A terceira edição do Seminário Ritmo, Poesia e Emancipação será realizada em fevereiro de 2025 dentro do Festival Transborda Inverno UFOP e se articula com o projeto de extensão “Cypher Ritmo, Poesia e Emancipação”, que está produzindo uma faixa musical e videoclipe de longa duração com MC’s de Mariana e região.
Siga o Ritmo, Poesia e Emancipação no Instagram: @rpe.ufop