O projeto de pesquisa e extensão WebCINETV foi idealizado pelo professor Adriano Medeiros da Rocha (DEJOR) em 2020 e embrionado através do Laboratório de Criação e Produção Audiovisual da UFOP. Ele tem como objetivo a pesquisa, criação, experimentação e difusão do cinema e do audiovisual, especialmente latino americano.
O grupo se dedica à produção de filmes, já tendo realizado um documentário e dois curtas de ficção. O documentário "Hoje ainda é ontem no Bento" retrata o maior desastre socioambiental do Brasil, e está sendo apresentado em festivais e mostras de cinema pelo país. Os dois curtas de ficção foram inspirados em argumentos de um concurso de escrita criativa: "Partir" e "Aurora". O primeiro retrata a vida de três mulheres que enfrentam diferentes desafios cotidianos. Mesmo sem se conhecerem, elas se completam em um caminho de buscas e superação de obstáculos ligados à desigualdade de gênero. Já o "Aurora" está em processo de finalização, e conta a história de uma mãe e uma filha que enfrentam os desafios da perda, enquanto a mãe sonha com um futuro melhor para sua filha através da educação.
O grupo lançou ainda o programa de TV "Etc e tal", uma revista eletrônica que promove o registro de memórias e dos múltiplos cenários artísticos da região dos Inconfidentes. Além disso, a equipe vem produzindo mostras cinematográficas e participando de projetos de pesquisa e de extensão na UFOP.
Acesse a página do Audiovisual UFOP
Siga o Audiovisual UFOP no Youtube